sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PELE E NUTRIÇÃO


Fatores genéticos e ambientais determinam a forma como envelhecemos. A formação de radicais livres pelo organismo é um evento natural, porém o excesso destes está relacionado ao modo como vamos envelhecer.

Vários fatores ambientais contribuem para isto, tais como a poluição, o estresse, exposição solar, excesso de atividades físicas e a alimentação. A alimentação ajuda a combater estes radicais livres e a diminuir a ação maléfica deste excesso. Quanto mais natural for a alimentação, mais saudável ela é.

Alimentos industrializados são ricos em aditivos químicos que são um gatilho para produção destes radicais livres. Uma alimentação saudável traz benefícios para a pele e para todo o organismo.

Exemplo de alimentos que combatem os radicais livres, pela ação antioxidante que possuem: chá verde, tomate, melancia e a goiaba, pois são ricos em licopenos e têm ação anti-cancerígena; a aveia, rica em beta-glucanas, com ação antiinflamatoria; gergelim, que inibem a produção dos radicais livres por serem fortes antioxidantes e a soja que possui isoflavonas com ação antiinflamatória.

Para isto estes alimentos devem fazer parte da dieta diária, além de evitar os produtos industrializados que contenham aditivos químicos.

*Dra. Ariane Nogueira Bueno – Dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário