quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vozes do Egito

José Márcio Botazini nasceu a 7/03/1967, em Machado. A curiosidade de menino o levou a observar atenciosamente os desenhos feitos por suas irmãs mais velhas. Juntamente com Márcia, sua irmã gêmea, tomou o gosto por essa arte passando a desenhar principalmente os heróis das HQs (Histórias em Quadrinhos). Aos oito anos, ele e a irmã – ambos matriculados num colégio em Três Marias (MG) – participaram de um concurso de pintura. 

Coincidentemente tanto o seu desenho quanto o dela foram escolhidos. Este resultado foi a centelha que o levou a se dedicar às Artes Plásticas. Porém de todos os quadros que já retratou, somente “Cavalos Selvagens“, feito em grafite, ainda lhe resta.

Mas foi exercendo a profissão de ourives que Márcio se tornou popular na cidade. Aprendeu o ofício aos 15 anos com o Sr. Amir, um dos nossos grandes historiadores. Logo depois passou a exercê-la em Poços de Caldas, Carmo do Rio Claro, Porto Ferreira, Varginha e Alfenas. Entre os seus livros de cabeceira estão “Olhai os Lírios do Campo”, de Érico Veríssimo e “Diário de um Mago” de Paulo Coelho.
  
Depois de ter assistido aos filmes épicos como “Cleópatra”, “Os dez mandamentos”, “O egípcio” e vários documentários, o interesse sobre a Egiptologia (Estudo sobre o Antigo Egito) aumentou. Toda esta bagagem o impulsionou a criar objetos intrinsecamente ligados aos mistérios desta fantástica cultura: dois sarcófagos em madeira, um esqueleto de prata de uma incrível precisão anatômica e uma múmia em tamanho natural minuciosamente feita de papel machet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário