segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nascidos para vencer




Fernando Oliveira Moreira, filho de Benedito Sérgio Moreira Filho e de Maria Ap. Oliveira Moreira, nasceu em Machado, sul de Minas a 11 de setembro de 1984. Praticava judô quando criança até o momento em que descobriu sua verdadeira paixão: o futebol. Começou jogando de nas posições de goleiro e volante. Aprimorou-se ao ingressar nas escolinhas do Solimário e do jogador Elzo (ex-volante da Seleção de 86). A partir de então alimentou um sonho: tornar-se um jogador profissional.

Embora jogasse de volante nas quadras, Fernando não estranho a sua estréia nos gramados. Participou de um torneio em Pouso Alegre (MG) onde alguns observadores do Cruzeiro passaram a observá-lo. Surgiu então a oportunidade de fazer um teste nos juniores do clube onde se saiu muito bem. Fernando – que na época contava com 14 anos – permaneceu quatro anos no clube. Mais tarde recebeu um telefonema do Cruzeiro avisando-o que o Unaí F.C, estava à procura de um volante para disputar a Segunda Divisão de Brasília. Fernando disputou o campeonato consagrando-se campeão.

Contudo o Unaí não renovou contrato e Fernando partiu para o Serra F.C, no estado do Espírito Santo. Fernando chegou a fazer um teste no Flamengo do Rio... Em 2003 disputou a “Taça BH de Futebol” defendendo as cores do time de Machado. Em 2005 disputou a “Taça São Paulo de Juniores” destacando-se no Comercial F.C, de Ribeirão Preto (SP). 

Após ser visto pelos observadores do Figueirense F.C (SC), Fernando assinou um contrato por dois anos com o clube. Após o término a diretoria não quis renová-lo. Nesta altura Fernando estava se recuperando de uma lesão no joelho ocorrida durante uma partida entre (Figueirense x Joinville). A presença e o apoio do seu irmão Flávio (Vica) foi fundamental para sua recuperação. De volta a ativa, Fernando foi emprestado ao Novo Hamburgo (RS) onde disputou o “Gauchão”.

Após muita conversação, o Figueirense decidiu renovar seu contrato, mas com um salário menor. Como não houve acordo, Fernando partiu para jogar no Ituano (SP). Posteriormente passou pelo Bom Sucesso (RJ), mas retirou-se porque o clube estava exigindo-lhe que pagasse sua transferência do Ituano. Segundo as normas, a transferência de uma confederação para outra é de responsabilidade do contratante... No início de 2008 Fernando assinou um contrato com o Americano F.C, do Rio de Janeiro onde disputou a Taça Guanabara.

 “O momento mais emocionante de minha carreira foi quando a torcida do Figueirense gritou pelo meu nome no Estádio Orlando Scarpelli. Ela passou a faze-lo sempre em que um jogo ali era disputado”, disse o nosso jogador.

Luiz Henrique Oliveira Moreira, seu irmão, também trilhou o mesmo caminho. Em 2002 quando jogava na escolinha do Solimário disputou vários campeonatos locais, inclusive a “Super Copa” com a participação de times do exterior. Participou de um amistoso em São Bernardo do Campo (SP) onde se destacou como atacante. Disputou torneios de atletismo em Varginha, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Hoje, aos 20 anos de idade, Luiz tem como projeto de vida ingressar numa faculdade e formar-se em Educação Física.


Ver foto do Fernando Oliveira Moreira

Ver foto do seu irmão Luiz Henrique Oliveira Moreira







Nenhum comentário:

Postar um comentário