É com muito prazer que aceito o convite de um amigo para contribuir com o “olhar psicanalítico” a tão louvável iniciativa que é elaborar um informativo que fale de cultura. É comum estarmos assistindo a um filme, uma novela ou escutando uma música e de repente nos desligarmos do mundo e fazermos parte daquela cena. Por que será que isso acontece?
A arte é a única manifestação humana fundamentalmente criada a partir da angústia, por isso ela toca pontos em nosso inconsciente que nos remetem a significados muito particulares e causam identificações com personagens, sons e imagens. A arte é uma forma de comunicação universal e não é a toa que desde os povos mais primitivos ela estava presente.
Assim um filme, uma música, tem funções terapêuticas, pois nos remetem as nossas próprias histórias, no permitem rever conceitos e posições diante da vida. Para Freud: “Sentimo-nos cheios de admiração reverente por elas e as admiramos, mas somos incapazes de dizer o que representam para nós” portanto, nunca saberemos se não passarmos por uma Interpretação Analítica: porque determinada música nos toca e outra não; determinada cena de um filme ou alguma situação de uma novela, pois estas tocam em pontos que estão para além da nossa consciência.
Hoje fico por aqui, um abraço a todos.
Matheus Dias Pereira – Psicanalista
e-mail: psicomatheus@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário