Joana D´arc de Paiva Freitas, filha de Orozimbo de Paiva Grilho (famoso taxista e ex-dono de uma antiga jardineira que fazia o trajeto Poço Fundo-Machado), nasceu em 1953. Reproduzir paisagens foi um hábito que adquiriu na escola (E. E. Don Pedro I), durante as aulas de geografia. “Eu vivia cercada pelos mapas”, ela disse.
Durante a época em que estudava no Colégio das Irmãs Concepcionistas, ela conheceu Evânio Caixeta de Freitas, seu futuro marido.
Devido ao casamento, Joana teve que interromper os estudos. Retornou aos 27 anos, ingressando no “Acertando o Passo” (um curso supletivo). Em 2006 estudou Artes Plásticas com a professora Cida Garcia, e no ano seguinte com Regina Salles, se aprimorando na técnica da pintura a óleo. Entre os pintores que mais admira ela cita Douglas Flaskely. Em 22 de maio de 2009, seus quadros foram expostos, pela primeira vez, na Casa da Cultura de Machado-MG.
Entre suas obras favoritas ela cita: “As tulipas”, “Papoulas”, “Quadro de Rosas” e "A fazenda". Este último ela relembra:"Minha mãe havia comprado um quadro de presente para o casamento do meu irmão. Com o passar do tempo, as cores foram se desbotando. A partir daquele momento, comecei, então, a reproduzi-lo em todos os detalhes."
Muito religiosa, ao terminarmos a entrevista ela concluiu: “Se formos procurar, as mãos do Senhor elas estarão sempre estendidas e as portas abertas. Ele põe seus anjos para nos ajudar.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário