Filme, película, são estes os nomes empregados para o cinema, classificado como 7° Arte do Mundo. O cinema começou exatamente no início do século XX, com os filmes mudos. Charlie Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd arrancando risos até mesmo dos mais sisudos. Mas o aperfeiçoamento do cinema veio mesmo a partir de 1929 com o primeiro filme sonoro,“O cantador de Jazz”.
Quando li a entrevista do meu amigo José Trindade de Oliveira (“Pelin”), cedida ao Jornal A Gazeta das Gerais, eu me dispuz a falar algo sobre o 7° Arte, dizendo que fiquei muito surpreso ao ler sua trajetória como operador de projeção do antigo Cine Limeira (Machado-MG), pois na minha juventude eu também trabalhei no cinema da minha terra natal (), fazendo quase o mesmo que ele fez, ou seja: pregar cartazes de filmes pelas ruas, escrever em tabuletas os nomes dos filmes e seus respectivos atores & atrizes; ou coadjuvantes; tudo isto por volta de 1942, época da Segunda Guerra Mundial.
Foi realmente uma pena testemunhar a demolição do saudoso Cine Limeira, e ver toda uma história se transformar em ruínas. O prédio tinha uma bela arquitetura. Muitos machadenses e pessoas de outras regiões se deliciaram com filmes espetaculares, orquestras, formaturas e apresentações de renomados nomes da nossa música popular brasileira como Emilinha Borba e Marlene. Além de peças teatrais interpretadas por Procópio Ferreira e Paulo Gracindo.
*Jose Guilherme Barbosaé despachante
Nenhum comentário:
Postar um comentário