quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mafagafa

Era o ano de 2003 quando Hermann (vocais/bateria), João Paulo (guitarra) e Jair (baixo) formaram a banda de pop rock Holocausto. Como o nome soava “pesado” demais para o estilo, Hermann sugeriu a escolha de um novo (o que não foi tarefa fácil!). Na época, fazia parte do repertório uma música dos Mamonas Assassinas cuja trecho “Quem desmafagafar os mafaguinhos...”, chamou-lhes a atenção.

Os garotos começaram a pensar o que seria “Mafagafa”; um pássaro, uma gíria...? Procuraram em vários dicionários onde só havia o termo (MAFAGAFO = gíria para Abrigo de Malandros; tipo de trava-línguas muito antigo). Como os membros procuravam um nome fácil de falar, optaram pelo mais complicado e que pudesse provocar dúvidas quanto ao seu significado.

Foi durante um almoço realizado no Rotary Clube de Machado-MG que eles anunciaram o nome da banda: MAFAGAFA, deixando os expectadores perplexos. Como as apresentações locais começaram a aumentar, eles não podiam ficar restritos em tocar como trio. Convidaram Carlinhos (um amigo) para a bateria enquanto Herman ficaria nos vocais.

As influências eram: Mamonas Assassinas, Raimundos, Red Ht Chilli Peppers, Ultrage a Rigor, Rush, Racionais MC, Gabriel Pensador, Tianastácia, Offspring, Detonautas, Rappa e Los Hermanos.

Em 06/03/2004 os membros entraram em estúdio para a gravação do primeiro CD/Single (independente) composto por 5 faixas: “Zé Quadrado”, “10g”, “Sem Rumo”, “Pé na Bunda” e “Alguém”. Em 19/11/2004, o CD “10g” foi lançado.

Mas, uma fatalidade atingiu não só a banda, mas todos os familiares, quando em abril de 2004, o vocalista Hermann descobriu que tinha Leucemia. A cidade de Machado se mobilizou em ajudá-lo: diversas bandas se apresentaram no SESI para arrecadar fundos para o seu tratamento, e uma grande campanha de doação de medula óssea foi organizada em seu favor no antigo prédio da F.E.M, atual Prefeitura, com repercussão em todo estado.

Enquanto Hermann fazia o tratamento médico, os outros integrantes divulgavam o trabalho da banda nas rádios da região como a Difusora de Machado e no “Programa 105” (Rádio Atenas), de Alfenas. Apesar de todos os esforços, infelizmente, Hermann veio a falecer. 

Após um tempo afastada, em 05/08/2005 a banda retornou com força total com uma nova formação: João Paulo (guitarra), Douglas (baixo), Branco (vocais/ex-Humanos) e Everton (bateria/ex-Fusão de Raças). A banda também conta com um “quinto” membro, o Sr. Marcelo (pai de João Paulo), o mentor e divulgador do trabalho dos “meninos”.



Abaixo algumas das apresentações da banda:
08/06/2003 Festival de talentos da TV Alterosa,sendo veiculado em 18/03/2003
27/09/2003 Mafagafa Rock Fest (organizado na Choperia Pé de Ferro, em Machado)
29/10/2003 Show beneficente na cidade de Carvalhópolis-MG
28/12/2003 Show de final de ano em Machado (convidado pela Prefeitura)
04/07/2004 Show de conscientização à campanha de doação de medula óssea em favor de Herman, com várias bandas.
02/01/2005 Divulgação do CD na Rádio Onda Sul (Carmo do Rio Claro-MG)
13/05/2005 Entrevista na Rádio Vanguarda (Varginha-MG) com Roberto Trombini06/08/2005 Entrevista na Rádio Comunitária e show na Praça de Esportes (Serrania-MG)

Um comentário:

  1. mafagafa sem o hermam.,é como brasil sem samba,carnaval e futebol,

    ResponderExcluir