* Elmara Helena Silva
O Barroco foi um movimento que propunha resgatar fiéis para a Igreja Católica devido ao movimento de Contra-Reforma. Teve seu início em Roma entre 1600 e 1750. Posteriormente espalhou-se pela Europa chegando à Espanha e Portugal.
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII em Minas Gerais.
As primeiras notícias da fé cristã na região das Minas ocorreram no fim do século XVI. O maior expoente em Minas é Antônio Francisco Lisboa conhecido pela alcunha Aleijadinho em razão de uma doença degenerativa que o acometeu por volta dos 50 anos de idade. Com a corrida pelo ouro, em 1699 é descoberta a região de Ouro Preto pela bandeira de Antônio Dias.
A tranqüilidade das aldeias indígenas ali encontradas com a descoberta do ouro modificaria totalmente o cenário. Nos sertões mineiros surgiriam “as vilas do ouro” destacando Mariana, Sabará, São João Del Rey e Vila Rica.
Uma característica que marcou a religiosidade mineira foi a proibição pelo governo real da entrada de padres e do clero regular e ordens religiosas para não interferir na administração da atividade aurífera. Couberam as irmandades e confrarias a construção das igrejas.
A rivalidade serviu como alimento para a criação artística. Em decorrência floresceu a possibilidade de artistas e arquitetos se expressarem e diferenciarem seus estilos.
Foi nesse contexto dinâmico que Aleijadinho nasceu. A data de seu nascimento é tema de muita controvérsia adotando-se a data de 29 de agosto de 1738. Filho de Manuel Francisco Lisboa, arquiteto português e de uma de suas escravas, a negra Isabel, o mulato “Aleijadinho” e sua mãe foram alforriados pelo pai no ato do batismo.
Desde a infância e também na adolescência aprendeu diversos ofícios trabalhando com o pai no canteiro de obras.
Posteriormente o pai o encaminharia para os estudos no Mosteiro onde prestava seus serviços. Junto aos frades foi sendo alfabetizado e também o aprimorava profissionalmente. Outra forte influência que recebeu veio do mestre João Gomes Batista.
morte do pai influenciaria em sua obra como também lhe renderia amadurecimento e responsabilidade total na execução das encomendas. Concretizaria assim, sua fama de escultor, arquiteto e entalhador em toda a região das minas. A pedra-sabão que antes era utilizada na região para confecção de vasilhames nas mãos de Antônio Francisco teve fins escultóricos: UMA REVOLUÇÃO ARTÍSTICA.
Executou obras importantes nas cidades da região: Vila Rica, Mariana, Sabará, São João Del Rey e Congonhas do Campo. Os traços característicos das obras são baseados no constante contato com a hagiografia e a leitura bíblica, que nos momentos de martírio da doença se apegava.
A religiosidade junto ao sofrimento culminaria na obra de Congonhas do Campo encomendada por um mineiro em pagamento de uma promessa. De 1800 a 1805 esculpiu os 12 Profetas de Congonhas para o adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.
Na maciez da pedra-sabão retrata perfeitamente uma sociedade que ali se estabelecera. Encerra-se o ciclo do tão sonhado tesouro. Nos anos posteriores realiza mais alguns projetos para algumas igrejas, repentinamente perde a visão e a doença acelera.
Em 18 de novembro de 1814, entrevado em uma cama e frente a um crucifixo roga a morte. Falece Aleijadinho. Um exemplo de superação e inovação deixando um legado para Minas Gerais e para a humanidade.
*graduada em História e Artista Plástica (Machado-MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário